segunda-feira, 2 de junho de 2008

Reciclando o Olhar: na novela Duas Caras e no CCJF

Arina Paiva

Com 25 anos de trabalho no seu currículo, o artista plástico Sérgio Cezar volta ao Centro Cultural da Justiça Federal com a exposição Reciclando o olhar. A mesma arte mostrada na abertura da novela Duas Caras, da Globo. A primeira vez que expôs no CCJF foi em 2006, agora, dois anos depois, o principal diferencial está no público que vê sua arte. A diversidade é grande, advogados, meninos de rua, aposentados, mães com crianças.

A exposição é uma amostra do patrimônio urbano do Rio de Janeiro, a reunião de casas e prédios antigos. “Meu objetivo é fazer com que as pessoas valorizem o local onde estão e as próprias pessoas. Precisamos ter consciência do valor histórico e precisamos cuidar”, conta Sérgio Cezar. O material usado pelo artista plástico é recolhido na rua, ou seja, além do trabalho de arte, existe o trabalho de reaproveitamento do lixo.

As casas feitas por Sergio Cezar vão sendo construídas entorno do material reciclado. “Uma das casas que está nessa exposição foi criada em função de um sapatinho de Cinderela que eu encontrei no lixo. Vi que era uma peça interessante e fui construindo uma casa para o sapatinho”, relata o artista plástico.

Apesar das casas não terem pessoas, os personagens dos casarões, prédios, cortiços, lojas, comércios, motéis, estão subentendidos em cada cena. Em algumas casas é o varal estendido com roupas, em outro é o botequim aberto e também as luzes acessas. Segundo Sérgio Cezar, “os personagens do lugar estão representados”.

Normalmente, Sergio leva uma semana para construir uma casa grande. Seu trabalho começa logo de manhã, mas para construir a cidade mostrada na abertura da novela apresentada pela Globo, Duas Caras, foram 28 dias de trabalho e a colaboração de 9 pessoas. Foram 28 dias que essas pessoas moraram no atelier do artista plástico para poder trabalhar dia e noite.

“A parte mais difícil na construção da cidade para a abertura da novela foi a montagem no estúdio para gravar. Montamos uma cidade de 8m por 2m60, quando chegamos no estúdio tinha um palco de 64m. A única exigência que me fizeram, foi que eu não usassem arte gráfica, apenas no prédio, então tivemos que completar todo o palco com sucata. Não dormimos e mal comemos. Foram 14 mil janelas, 20 mil portas e muito mais”, descreve Sérgio Cezar.


Serviço:
Exposição “Reciclando o Olhar”.
Local: Centro Cultural de Justiça Federal.
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro.
Horário: De terça a domingo, 12h às 19h.
Entrada franca / Classificação livre.


Leia Mais:
Globo Comunidade
RJ TV
Globo.com
EGO
Vídeo Show

Nenhum comentário: