segunda-feira, 26 de maio de 2008

De peito aberto contra o câncer




Fabiana de Jesus






Com mais de cinqüenta painéis fotográficos, a exposição “De peito aberto”, está de volta ao Rio de Janeiro depois de ter passado por Porto Alegre, Brasília e Salvador. A exibição elaborada pelo o fotógrafo Hugo Lenzi e a jornalista Vera Golik, retrata a dor e a descoberta do câncer de mama. Mas o sofrimento não é o foco principal da exposição, nela também pode ser vista a felicidade das mulheres que venceram a batalha contra a doença.

As fotos revelam todo o turbilhão de emoção que várias mulheres brasileiras passam diariamente. Na exposição foram fotografadas mais de trinta mulheres, entre vinte e sete a sessenta e dois anos, que mostraram, através das lentes de Hugo, a marca feminina, como as perdas dos cabelos e a retirada da mama.

“As imagens são fortes e marcantes. Eu acho muito importante ter uma exposição dessa no nosso país. Muitas mulheres não costumam ir ao médico periodicamente, e por muitas vezes elas descobrem que já estão com a doença avançada, e muitas não sobrevivem muito tempo. Essa exposição é uma conscientização para as mulheres”, explica a ginecologista Paula Martins.

A exposição conta com palestras de profissionais da saúde, que orientam a prevenção da doença e explica como as mulheres e as suas famílias podem lhe dar quando o câncer de mama surge.

A exposição se encontra na Caixa Cultural, Av. Chile, número 230, 3° andar, Centro da Cidade. Dos dias 25 de março até o dia 1° de junho. De terças as sextas, de 10 da manhã às 18 horas / Sábados e domingos, das 11 da manhã às 15 horas. Entrada franca.

Nenhum comentário: