quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exposição interativa “Tudo o que a gente vê ou toca tem história”

Arina Paiva

A mostra gratuita que comemora os 10 anos do grupo Os tapetes contadores de história, reúne diversas atividades como exposição, palestra, oficinas e sessões de histórias na exposição interativa Tudo o que a gente vê ou toca tem história. O grupo integra a oralidade, literatura, artes visuais e objetos plásticos para contar histórias.

“Os visitantes poderão conferir e manusear uma série de objetos-cenários como tapetes, painéis, malas, aventais, saias, vestidos, teares, caixas de pano, e jogos interativos para inventar histórias”, conta o coordenador do projeto Carlos Eduardo Cinelli. Cada obra apresentada na exposição é baseada em um livro e vem acompanhada dele.

De acordo com o coordenador Cinelli, os painéis e objetos exibidos na exposição foram feitos pelos próprios integrantes do grupo, por um grupo de artesãs peruanas da Associación de Arpilleras Taller Santa Julia e pelo artesão francês Tarak Hamman.

A exposição interativa é feita para crianças e adultos, que podem encontrar oficinas e apresentações. “A exposição interativa é para todas as idades. Temos sessões de histórias para escolas durante a manhã e a tarde, para crianças 16h e 17h e para adultos às 19h. Esta última tem uma outra linguagem, mas também não deixamos de usar os materiais plásticos como suporte”, conta o coordenador.

O grupo é composto por atores e arte-educadores formados em Artes Cênicas pela Uni-Rio, que desde 1998 se especializam nos conteúdos referentes à arte de contar histórias, animação de formas, teatro, literatura e educação, tendo participado de oficinas, festivais, seminários, simpósios e encontros no Brasil e no exterior. Eles são: Andrea Pinheiro, Carlos Eduardo Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui, Warley Goulart.

O grupo Os tapetes contadores de história já levou seu trabalho para diversos lugares do Brasil, como Brasília, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife. E fora do país também, como Portugal, Espanha, México, Argentina e Peru.

Serviço:
Caixa Cultural do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 - térreo.
31 de maio a 13 de julho de 2008.
De terça a domingo, 10h às 22h.
Informações: (21) 2544.4080
Visitas guiadas para escola com agendamento prévio.

Leia Mais:

Nenhum comentário: