sexta-feira, 20 de junho de 2008

Interação homem, objeto e natureza em cartaz no espaço Oi Fututo


Viviane Temperine
Oi Futuro apresenta, até o dia 29 de julho, a exposição "É de sua natureza", do arquiteto Marcos Chaves. A mostra exibe imagens fotográficas, vídeos e sons que abordam o vínculo entre a natureza e o urbano, o natural e o artificial.

A idéia do artista surgiu depois de longos anos visitando as Paineiras, observando objetos eruditos e populares e a vivência das pessoas nas ruas. Marcos Chaves afirma não se interessar em construir coisas, mas sim em extrair um objeto comum de seu ambiente funcional, mudando seu contexto lógico.

"Nasci no bairro de Santa Tereza e sempre gostei de objetos urbanos, como os banquinhos de rua e as calçadas, por serem estéticos e ingênuos. Com o tempo, percebi que seria interessante analisar as pessoas e a natureza, e foi o que fiz: liguei a reação e vida das pessoas há natureza e ao urbano. É minha homenagem ao Rio de Janeiro", afirma Chaves.

O encanto da exposição começa antes mesmo de chegar à galeria, com a peça "Risos contidos", um contêiner instalado no Largo do Machado que emite risadas. Na entrada da galeria, um painel de sinalização chama atenção de quem chega. É a primeira vez que o edifício ganha uma intervenção na fachada.

Outra obra que deixa o público intrigado é um painel com uma grande árvore enroscada em uma grade. O visitante, ao se aproximar, percebe várias imagens sobrepostas. "Cada imagem tem seu ponto de fuga: é a construção da cidade interagindo", explica Marcos.

A exposição traz ainda um conjunto de 24 imagens independentes que remetem à sobrevivência da natureza no meio urbano, além de vídeos interativos. "A exposição tem esse nome porque cada um tem sua própria natureza. É a natureza em si, porque é da natureza do ser humano viver, se enroscar, rir...", comenta o artista.

A mostra fica em cartaz até o dia 29 de julho, de terça a domingo, das 11h às 20h, no nível 1 no Oi futuro, que fica na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Entrada gratuita .Voltar

Nenhum comentário: