Viviane Temperine
Visando documentar a vida dos lobos-guará na região próxima ao Rio São Francisco, o fotógrafo Adriano Gambarini começou sua jornada pela Serra da Canastra. Com quinze anos de profissão e destacado como fotografo de natureza da atualidade, Adriano mostra através de imagens fotográficas o ambiente, com suas características naturais, fauna e flora, e a cultura e religiosidade do povo local.
A exposição "Serra da Canastra" trás pela primeira vez, uma serie de imagens e ângulos já mais visto, valorizando a beleza da região desde suas particularidades naturais quanto humanas. Registrados ao longo de sete anos, com uma criatividade irreverente, Adriano Gambarini retrata através da sua lente, um dos lugares mais especiais do Brasil.
Um dos objetivos dessa exposição é levar ao máximo de pessoas imagens pouco conhecidas da Serra, seu viés pela fotografia antropológica, na busca de imagens de cultura, pessoas, retratos e modos de vida que à população só sabe de sua existência, através das notícias na televisão. “A Serra da Canastra é um dos lugares mais fantásticos que conheci, não isoladamente por uma característica ou outra, mas pelo conjunto de belezas naturais, e um povo acolhedor. Meus projetos sempre envolvem algo maior, a minha relação humana com o lugar, com a natureza da região. Por isto os projetos demoram tanto. Fotografar um lugar é fácil, viver o lugar, se tornar parte dele, é outra coisa", revela Gambarini.
A mostra tem apresentação de cerca de 33 fotografias coloridas que retratam o amor e a dedicação por uma natureza pouco conhecida. Essa a relação entre fotografia e natureza atrai olhares, como o da estudante Mariana Valejjos, "Fiquei apaixonada pelas fotos, são belíssimas, o fotógrafo foi criativo e retratou imagens maravilhosas", comenta a estudante. Porém essa exposição é apenas uma pequena mostra de um projeto maior. Tudo foi elaborado com a intenção de criar o livro Serra da Canastra, que foi publicado em 2007.
Para quem deseja ver as imagens, a mostra fica aberta ao público na Caixa Cultural, Avenida Almirante Barroso, Galeria 1, de terça a domingo das 10h ás 21h. Entrada Franca. Voltar
segunda-feira, 17 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário