Enildo do Rosário
Os amantes da fotografia estão encantados com a beleza do Rio de Janeiro do século passado. Nunca poderiam imaginar que paisagens geniais, vistas deslumbrantes e monumentos que marcaram a história que vemos nos dias de hoje estão muito vivos na memória.Considerado um dos fotógrafos mais importante do país, o franco-brasileiro Marc Ferrez deixou um legado para ser apreciado e analisado e fazer uma viagem num Brasil que não existe mais.
A mostra que está sendo realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, Família Ferrez: novas revelações tem 396 fotos inéditas e que também são assinadas por Luciano, Júlio e Gilberto Ferrez.
Segundo uma das curadoras da exposição Julia Peregrino, o material estava acondicionado em sacos ou álbuns, sem identificação, e era apenas para "consumo doméstico". "Propusemos higienizá-los, digitalizá-los e catalogá-los. Você ver oito mil negativos não são poucas imagens para selecionar. E a grande dificuldade foi cortar e fazer a síntese disso – Comenta Peregrino.
Já para o aluno de comunicação Social, Cláudio Guilherme é uma oportunidade de conhecer um pouco da história da nossa cidade e imaginar como era viver num lugar sem violência, paz e tranqüilidade- "Pra mim que amo fotografia é um olhar afetuoso sobre tempos que não voltam mais"- Afirma Cláudio.
Outro curador da exposição vai além do imaginário para falar dos Ferrez: "Eles tinham uma qualidade técnica profissional, mas faziam fotografias apenas por prazer, já que não tinham necessidade de viver da prática fotográfica", explica Pedro Vasques.A exposição Família Ferrez: novas revelações está no CCBB até o dia 27 de abril. O CCBB fica na Rua 1 de março 66, Centro, e funciona de terça a domingo das 10h ás 21h. a entrada é franca, e o telefone para maiores informações é (21) 3808-2020
segunda-feira, 17 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário