domingo, 27 de abril de 2008

Trabalhos do cineasta Candeias é apresentado em mostra no Rio de Janeiro

Viviane Temperine
A Caixa Cultural apresenta "Restropectivas Ozualdo R. Candeias", cineasta percussor do Cinema Marginal. A mostra especial expõe o trabalho completo com longas, médias e curtas-metragens, vídeos, uma série para TV com doze episódios, além de palestras e uma sessão com filmes amadores dos anos 50 e 60, recém encontrados. Que proporciona ao público a oportunidade de conhecer e assistir as filmagens do diretor.

Ozualdo R. Candeias destacava-se por sua ousadia e provocação, causando um choque e até um certo alienamento no telespectador sobre o que estava acontecendo no filme. Sua primeira filmagem foi o curta "Tambau - cidade dos milagres" em 1955. Porém Candeias só passou a ser reconhecido no mercado cinematográfico doze anos depois com o filme "A margem". O cineasta faleceu ano passado, aos 88 anos.

Os visitantes poderão ver filmes como o longa A margem (1967), A herança (1971), A freira e a tortura (1983). É possível encontrar também médias metragens como Candinho (1976) e O acordo (1968), filmes que contam a era da ditadura militar, e curtas metragens como Rodovias (1962) e Senhor Pauer (1988), entre tantos outros.

Na abertura, além da exibição de filmes inéditos, foi lançado o livro-catálogo Ozualdo R. Candeiras, que contou com a importantes colaboradores. A obra é referência do trabalho do diretor, cuja filmografia vai além de 30 filmes.

Para a cinéfila e estudante de Cinema Vanessa de Souza, essas apresentações tem grande importância social e cultural para os cariocas, estudantes e amantes da arte, pois é possível se aprofundar no mundo mágico das telonas. “É uma oportunidade incrível conhecer essas preciosidades do mundo cinematográfico, e tornar parte dessa evolução do cinema nacional" emociona-se. A mostra fica aberta ao público até o final de abril com entrada franca.

Serviço: CAIXA Cultural RJ – Cinemas 1 e 2 Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Tel: 21 2544-4080Sessões: 14h, 16h, 18h e 20hDebates: Dias 2 e 4, às 18hClassificação etária: Livre, 14, 16 e 18 anos. Voltar

Nenhum comentário: