segunda-feira, 7 de abril de 2008

Antônio Parreiras: A história de um pintor contada por ele mesmo






Arina Paiva

Antônio Parreiras foi um pintor que encantou o público da sua época com seus quadros e ainda hoje continua deslumbrando. “Antônio Parreiras foi um grande paisagista”, declara o funcionário público Marcelo Medeiros admirando as pinturas. E ainda observa: “A textura de cada tela transforma cada imagem”. A exposição “Antônio Parreiras: história de um pintor contada por ele mesmo” trás uma renovação ao contar com a própria arte do autor a história de sua vida.

Antônio Parreiras iniciou seus estudos sobre arte em 1883, como aluno amador na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. Até a sua morte em 1937, produziu trabalhos de pintura a carvão; a óleo como o quadro “Dois Panoramas da Baía de Guanabara”; com crayon produziu “Praia Brasileira”; com têmpera fez o quadro “Rochedos do Alto Mar”; com grafite produziu em 1921 “Éolo”; e de fusain (tipo de carvão para pintura) pintou em 1925 “Figuras com violoncelo”; entre outros.

A exposição apresenta também os estudos feitos por Antônio Parreiras antes de começar a pintar, ressaltando cada detalhe pensado e imaginado. Mostrando assim, o aperfeiçoamento do próprio autor da pintura. A mostra inclui estudos feitos pólo pintor para a decoração do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro e a própria decoração do Instituto e do Conservatório de Música de Belo Horizonte.

Também estão incluídas na exposição, fotos de Antônio Parreiras no seu ateliê e o original, datilografado e revisada pelo próprio autor, do livro “História de um pintor contada por ele mesmo”, livro que inspirou a exposição, além da 2° edição do livro datada de 1943. Com a curadoria de Piedade Grinberg, as pinturas que retratam o Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX, podem ser vistas até o dia 27 de abril na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Voltar.


SERVIÇO:

Exposição “Antônio Parreiras – História de um pintor contada por ele mesmo”.
Data: 18 de março a 27 de abril de 2008.
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro - Galeria 1.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro.
Horário: De terça a domingo, 10h às 22h.
Entrada franca / Classificação livre.

Leia Mais:
Caixa Culrural
Pitoresco
Escritório de Arte

Areliquia
Wikipedia

Nenhum comentário: